O que são as Regras de Jornada?

Regras de jornada de trabalho são normas que estabelecem os limites de tempo que um trabalhador pode exercer suas atividades, incluindo o número de horas diárias e semanais, intervalos para descanso e refeição, e o período noturno. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e outros acordos coletivos definem essas regras para garantir o bem-estar do trabalhador.

Em Gestão de Pessoas temos as seguintes regras:

Calculo de horas

É possível configurar as regras de cálculo e destinação das horas trabalhadas, conforme as preferências da empresa e exigências sindicais. As configurações incluem a forma de cálculo de horas, período de apuração, tolerância, entre outras.

Configuração de Turnos

É criada a configuração dos turnos de trabalho para a visualização da tabela no painel de Escalas da equipe.

Configuração Adicionais

No painel de “Regras de Jornada” também estão as Configurações Adicionais, que podem ser acessadas no ícone de engrenagem, na parte superior direita da tela:

Imagem do menu de configurações adicionais

As Configurações Adicionais contém oito guias com configurações complementares, que se relacionam com as outras preferências da empresa, e contribuem para que o sistema seja altamente personalizável.

Condições de Trabalho

É possível configurar as condições exigidas para a criação de cada jornada, tais como número mínimo de intervalos ou folgas. São atribuídas posteriormente às configurações de Gestão de Escala.

Escala de Trabalho

É possível criar as diferentes escalas de trabalho e alocar os colaboradores desejados. É possível configurar o tipo de escala - semanal ou corrida -, o impacto de feriados, entre outras especificações.

Veja como alterar a jornada do dia:

  1. Acesse a Plataforma da Flash e selecione o Perfil da Empresa;

  2. No menu lateral à esquerda, vá até a opção “Controle de jornada”;

  3. Em seguida clique para visualizar as opções e depois clique em “Escalas da equipe”;

  4. Na tabela, procure o nome do colaborador que deseja realizar o ajuste da escala e em cima da escala clique nos três pontinhos;

  5. Selecione a alteração deseja realizar naquele dia;

  6. Pronto, após o ajuste você pode reprocessar os espelhos para atualizar as informações.

Imagem da plataforma para alterar jornada do dia no menu escalas da equipe.
Espelho de ponto

É possível configurar diferentes exibições do espelho online e impresso, conforme as preferências da empresa.

Férias

É possível criar e personalizar as regras de férias, alocando os colaboradores conforme a necessidade da empresa. É possível configurar os dias de direito, prazos para solicitação e programação de férias, entre outros.

Férias Coletivas

É possível configurar a regra de férias coletivas da empresa, caso haja.

Feriados

Estão cadastrados os feriados nacionais. É possível incluir novos feriados personalizados, caso seja necessário para a empresa.

Gestão de Escala

Podem ser criadas as regras de gestão e configuração das alterações que podem ser realizadas em cada escala. São associadas posteriormente às Escalas de trabalho.

Locais de Trabalho

Podem ser cadastrados locais de trabalho vinculados à empresa, que podem ser utilizados para definir travas de marcação de ponto, nas regras de Marcação de ponto.

Marcação de Ponto

São decididas as configurações e regras para realização da marcação de ponto, e alocam as preferências para os colaboradores desejados. As configurações incluem o tipo de dispositivo, travas e restrições, entre outras.

Motivos de Eventos

É possível personalizar os motivos e justificativas para eventos e afastamentos dos colaboradores, conforme as exigências sindicais.

Reprocessamento de cálculo de Horas

Também no painel de “Regras de Jornada” está o acesso à tela de Reprocessamento de cálculo de horas.

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Imagem exemplo do menu de preferências para reprocessamento de horas.

Verbas

São criadas as configurações de verbas - também conhecidas como rubricas - para relacionar o sistema de Controle de Jornada com outro sistema utilizado pela empresa. Essas configurações são utilizadas nos Relatórios e nas Integrações.

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