Consigo usar o Flash no transporte público?
Com o valor disponibilizado no cartão, o funcionário realiza recargas e compra passagens de transporte público de diversas formas:
Em guichês físicos ou de autoatendimento que aceitem cartão de crédito;
Em aplicativos e sites das operadoras com o cartão de crédito virtual ou boleto;
No aplicativo da Flash, por meio de parceiros;
Usando o cartão da Flash diretamente na catraca de ônibus, trens e metrôs que já aceitam pagamento por aproximação (Confira Aqui).
Como usar o cartão da Flash no transporte público de São Paulo?
Na região metropolitana, use o seu cartão Flash físico ou virtual via carteiras digitais para pagar por aproximação direto nas catracas dos ônibus EMTU. A informação é que 100% da frota está atualizada com esse meio de pagamento, para ter certeza, procure por esta sinalização nas catracas:

Além dos ônibus da EMTU, algumas estações de trem e metrô e terminais de ônibus da capital Paulista já aceitam pagamento no crédito por aproximação, confira a lista atualizada no site da SP Trans e da Visa, no item "São Paulo–SP".
Na capital, utilize o Bilhete Único para transitar nos ônibus municipais, trens e metrôs. Para carregar seu bilhete utilize nossa integração com a SP Trans, no app da Flash, seguindo estes passos:
Abra o app e clique na seção “Parceiros”;
Busque pelo parceiro “Bilhete Único”;
Cadastre o número do seu Bilhete Único;
Escolha o tipo de recarga (mensal, diária ou comum);
Escolha o valor;
Confirme a recarga
O que é VT Flash e como usar?
VT Flash é um modelo totalmente amparado pela legislação, e garante maior facilidade de uso, tanto para as empresas quanto para os colaboradores.
Com uso restrito às operadoras de transporte público, o VT da Flash se enquadra na legislação que rege o vale-transporte. Ou seja, também permite o desconto de até 6% do salário do trabalhador como forma de custear o benefício.
O saldo é disponibilizado no cartão da Flash e o colaborador tem liberdade para comprar a passagem diretamente com a operadora que preferir.
Veja abaixo formas de uso:
Direto na catraca: nas cidades em que as catracas de ônibus, trens e metrôs já aceitam pagamentos por aproximação na função crédito, o colaborador pode embarcar apenas com seu cartão Flash.
Nas maquininhas das estações: o cartão também pode ser utilizado nos sistemas de autoatendimento disponíveis nas estações e terminais para a recarga dos bilhetes de transporte. Opção disponível para catracas que aceitam aproximação e função crédito.
Direto no aplicativo da Flash: na lista de parceiros do aplicativo da Flash, também estão algumas opções de gestoras de transporte público, o que permite que o trabalhador recarregue diretamente no aplicativo em que recebe o benefício.
Nos aplicativos das operadoras: a opção de acessar o site ou aplicativo das operadoras de transporte e recarregar os bilhetes também é uma possibilidade. Nesse caso, ainda é permitido pagar via cartão ou boleto.
O que muda para clientes VT Flash ou Mobilidade com a decisão da operadora de transporte TOP de não aceitar cartão de crédito como forma de pagamento?
A partir de 24/01/2025, a operadora de transporte TOP deixou de aceitar cartão de crédito como forma de pagamento. Com isso, não é possível utilizar o cartão Flash para recargas do Cartão TOP ou compra de Bilhetes QR code.
As outras formas de utilização do cartão Flash para clientes que possuem Mobilidade não serão afetadas.
Este Artigo foi útil?