Por que meu cartão Flash não passou?
Vamos te ajudar, em poucos passos, a entender os principais motivos de transações não autorizadas ou recusadas no cartão Flash — físico ou virtual.
1º PASSO: Identificar o motivo da recusa de acordo com a notificação que está disponível no seu Aplicativo Flash > Tela Inicial > Ícone de Sino > Notificações:

2º PASSO: Entender o motivo da recusa, abaixo explicamos os principais, clique no motivo que você identificou na sua notificação para saber um pouco mais:
MOTIVO DA RECUSA | BREVE EXPLICAÇÃO |
|---|---|
Sado Insuficiente | O valor da compra é maior que o saldo disponível na categoria correta. |
Estabelecimento incompatível | A máquina de cobrança do estabelecimento não se enquadra na categoria de benefício. |
Forma de Pagamento | Erro (débito ou crédito parcelado) ao selecionar forma de pagamento. |
Cartão Bloqueado | O cartão está inativo, bloqueado por senha incorreta ou por segurança. |
Tentativa de Uso Internacional | Você pode ter tido uma recusa no uso internacional - Uso Internacional do Flash |
Abaixo você encontra de forma mais explicativa cada cenário de transação negada e/ou não autorizada do seu cartão Flash.
1. Saldo Insuficiente
Isso acontece quando você tenta pagar um valor maior do que o saldo disponível na categoria de benefício correspondente ao estabelecimento.

Lembre-se: os saldos das carteiras não se somam!
Veja um exemplo prático:
“Você está em um restaurante e a conta deu R$ 45,00.
Na categoria Refeição, você tem R$ 30,00 — e na categoria Alimentação, tem R$ 200,00.
Mesmo tendo saldo total suficiente entre as carteiras, o cartão vai ser recusado, porque o valor da compra R$ 45,00) precisa estar inteiramente disponível na categoria correta (Refeição).”
2. Estabelecimento incompatível
O registro da máquina de cartão do estabelecimento, não compatível com a categoria do seu benefício:

Toda máquina de cartão do estabelecimento tem um registro que define a atividade econômica do estabelecimento, que se chama MCC - Código de Categoria do Estabelecimento, este registro é o que define de que categoria de benefícios a compra vai ser debitada, e quando o registro não é compatível com a categoria do seu benefício, a compra é negada.
Exemplo: Um restaurante com cadastro de MCC - registro da máquina como “serviço geral” → Apesar de vender comida, o MCC pode não estar classificado como restaurante.
3. Forma de Pagamento
O cartão Flash sempre deve ser usado na função crédito à vista.
Se o atendente selecionar débito, crédito parcelado ou qualquer outra modalidade, a transação será recusada.
4. Erro de Senha
A senha de quatro dígitos pode ter sido digitada incorretamente. Seu cartão pode ser bloqueado caso exceda as tentativas de senhas inválidas.

5. Cartão Bloqueado - Não Ativo
O seu cartão físico precisa estar ativado e com saldo nos benefícios para conseguir utilizá-lo.
Verifique acessando: Aplicativo Flash > Menu > Cartões.
O número da conta deve ser o mesmo que o número do cartão físico abaixo do Qrcode.

ARTIGOS ÚTEIS
Como ativar meu novo cartão da Flash?
Como funciona o cartão virtual Flash ?
O cartão Flash funciona por aproximação ?
Tudo sobre cartão internacional: como funciona e como usar ?
O que é o MCC - e como a Flash reconhece a compra ?
Este Artigo foi útil?