Por que meu cartão Flash não passou?

Vamos te ajudar, em poucos passos, a entender os principais motivos de transações não autorizadas ou recusadas no cartão Flash — físico ou virtual.

  • 1º PASSO: Identificar o motivo da recusa de acordo com a notificação que está disponível no seu Aplicativo Flash > Tela Inicial > Ícone de Sino > Notificações:


2º PASSO: Entender o motivo da recusa, abaixo explicamos os principais, clique no motivo que você identificou na sua notificação para saber um pouco mais:

MOTIVO DA RECUSA

BREVE EXPLICAÇÃO

Sado Insuficiente

O valor da compra é maior que o saldo disponível na categoria correta.

Estabelecimento incompatível

A máquina de cobrança do estabelecimento não se enquadra na categoria de benefício.

Forma de Pagamento

Erro (débito ou crédito parcelado) ao selecionar forma de pagamento.

Cartão Bloqueado

O cartão está inativo, bloqueado por senha incorreta ou por segurança.

Tentativa de Uso Internacional

Você pode ter tido uma recusa no uso internacional - Uso Internacional do Flash



Abaixo você encontra de forma mais explicativa cada cenário de transação negada e/ou não autorizada do seu cartão Flash.


1. Saldo Insuficiente

Isso acontece quando você tenta pagar um valor maior do que o saldo disponível na categoria de benefício correspondente ao estabelecimento.


Lembre-se: os saldos das carteiras não se somam!
Veja um exemplo prático:

Você está em um restaurante e a conta deu R$ 45,00.
Na categoria Refeição, você tem R$ 30,00 — e na categoria Alimentação, tem R$ 200,00.

Mesmo tendo saldo total suficiente entre as carteiras, o cartão vai ser recusado, porque o valor da compra R$ 45,00) precisa estar inteiramente disponível na categoria correta (Refeição).”

2. Estabelecimento incompatível

O registro da máquina de cartão do estabelecimento, não compatível com a categoria do seu benefício:

imagem do aplicativo com informações de uma transação exemplo recusada por estabelecimento incompatível com os beneficios.



Toda máquina de cartão do estabelecimento tem um registro que define a atividade econômica do estabelecimento, que se chama MCC - Código de Categoria do Estabelecimento, este registro é o que define de que categoria de benefícios a compra vai ser debitada, e quando o registro não é compatível com a categoria do seu benefício, a compra é negada.

Exemplo: Um restaurante com cadastro de MCC - registro da máquina como “serviço geral” → Apesar de vender comida, o MCC pode não estar classificado como restaurante.

3. Forma de Pagamento

O cartão Flash sempre deve ser usado na função crédito à vista.

Se o atendente selecionar débito, crédito parcelado ou qualquer outra modalidade, a transação será recusada.

4. Erro de Senha

A senha de quatro dígitos pode ter sido digitada incorretamente. Seu cartão pode ser bloqueado caso exceda as tentativas de senhas inválidas.

imagem exemplo de transação negada por senha inválida
5. Cartão Bloqueado - Não Ativo

O seu cartão físico precisa estar ativado e com saldo nos benefícios para conseguir utilizá-lo.

Verifique acessando: Aplicativo Flash > Menu > Cartões.

O número da conta deve ser o mesmo que o número do cartão físico abaixo do Qrcode.

GIF com orientações de como ver o número de cartão ativo

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